top of page
leonardo melo cirurgia.jpg

CIRURGIAS

Exodontia de terceiros molares

Os terceiros molares, ou dente sisos, são os últimos dentes de cada lado dos maxilares superior e inferior. Aparecem entre o final da adolescência e o início da vida adulta e, por serem os últimos dentes a erupcionar, geralmente não há espaço suficiente na boca para acomodá-los.

 

Na maioria dos casos, devem ser removidos pois estão associados a uma série de complicações como: dor, edema (inchaço), inflamação local, cárie dentária, reabsorção das raízes dos dentes vizinhos, apinhamento dentário, formação de cistos e tumores odontogênicos. 

 

A cirurgia de remoção é realizada  em consultório, sob anestesia local e, a depender do caso, é possível a extração de todos os dentes sisos em uma única cirurgia. É mais complexa do que a de um dente comum pois o siso geralmente está incluso (abaixo do tecido gengival), pode estar inclinado ou na horizontal e apresentar dilacerações radiculares. 

Dentes sisos
Frenectomia

A cirurgia de frenectomia consiste em cortar o freio (membrana fina de tecido fibroso presente na boca). Está localizado abaixo da língua, denominado freio lingual ou abaixo do lábio superior, neste caso chamado de freio labial. 

 

​A cirurgia de freio lingual é indicada nos casos em que sua presença gera limitação dos movimentos da língua, alterações na fonética, dificuldade na alimentação e lesões traumáticas, resultantes da friccção do freio nos incisivos inferiores, devido à grande proximidade entre as duas estruturas. A cirurgia pode ser feita em qualquer idade para corrigir estas limitações.

 

A cirurgia de remoção do freio labial é indicada em casos de diastema interincisivo, alteração na fonética, motivos estéticos e quando interfere na estabilidade e retenção de próteses dentárias.

 

Frenectomia
Instalação de mini-implantes ortodônticos

O mini-implante ortodôntico é um microparafuso feito de titânio, que deve ser instalado na na mandíbula ou na maxila com o objetivo auxiliar o tratamento ortodôntico. O seu uso é uma tendência na ortodontia pois auxilia a movimentação dentária de modo seletivo, aplicando forças contínuas com mais eficiência e diminuindo o tempo de tratamento.

 

O tratamento com mini-implantes abrange um grande leque de problemas ortodônticos, que vão desde mordida cruzada até distalização de molares e intrusão de dentes incisivos e posteriores. Conforme a indicação do ortodontista, é realizada a instalação do mini-implante ortodôntico em consultório, sob anestesia local. Após o tratamento ortodôntico, o paciente deve retornar para a retirada do dispositivo.

 

mini implante ortodontico
bottom of page