top of page
  • Foto do escritorcarinapiauhy

Como usar o fio dental corretamente?

O uso do fio dental parece ser uma ação simples, porém é muitas vezes negligenciada pelos pacientes podendo causar um problema maior no futuro. O que seria preciso para uma boa higiene bucal? Normalmente, a primeira coisa a pensar é que uma correta escovação é suficiente para a remoção da placa bacteriana. Porém, o fio dental atua na remoção da placa em local onde a escova não consegue entrar e normalmente é aí onde é formada a cárie dental. Por ser um processo mais detalhado, muitas pessoas consideram uma parte chata da limpeza dos dentes, entretanto é preciso lembrar da sua importância! Mas o ideal seria usar antes ou depois da escovação?





Use antes ou depois, mas USE! O fio dental deve fazer parte da rotina diária de todas as pessoas e não deve ser substituído por nenhuma outra conduta. Muitas vezes, o dentista recomenda que o fio seja passado antes da escovação, pois ele desarruma a placa bacteriana presa nos dentes e depois a escova limpa toda a superfície dentária. Em suma, o uso do fio dental deve ser sua rotina diária, não esqueça de usá-lo.


Qual a forma correta do uso do fio dental?


Os espaços mais difíceis de passar o fio devem ser mais considerados pois é lá que as bactérias podem entrar e se proliferar. O fio dental age por fricção e deve ser passado ‘abraçando’ um dente e outro como se tivesse limpando uma superfície. O fio deve ser passado com cuidado para não machucar a gengiva e ao mesmo tempo deve entrar nela de forma delicada pois existe um espaço entre o dente e a gengiva onde podem se alojar as bactérias.


Qual a periodicidade do uso do fio?


Se bem usado, o fio dental pode ser usado uma vez ao dia, antes de dormir. Vale ressaltar que o fio dental é usado para remoção da placa bacteriana e não apenas para remoção de alimentos que ficam presos entre os dentes.

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page